O dever do proprietário de notificar o arrendatário nos contratos de arrendamento rural
10 fev 2023
Goiânia, GO
Setor Oeste
Regras eleitorais, o que está e não vedado a candidatos e partidos foram alguns dos assuntos do debate, que contou com presença de especialistas e juiz eleitoral
O advogado Dyogo Crosara, especialista em Direito Eleitoral, foi um dos convidados do Workshop “Eleições 2024: o que muda?”, realizado pela TV Brasil Central, em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Com transmissão pela televisão e internet, o momento, conduzido pelos jornalistas Paulo Beringhs e Rafael Vasconcelos, reuniu também o juiz eleitoral José Mendonça, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE GO), além dos também advogados eleitoralistas Danúbio Remy e Victor Hugo.
Na pauta, o processo eleitoral no que tange as principais datas e prazos que devem ser seguidos pelos candidatos e partidos, o papel da comunicação em relação à divulgação de informação, promoção de debates e, principalmente, combate às FakeNews. O assunto incluiu, ainda, regras de elegibilidade e questões subjetivas que envolvem o cenário eleitoral, como no caso da atual pré-campanha.
“A figura do pré-candidato não existia até um tempo atrás, e surgiu com a redução do período de campanha. Mas, antes e depois, mesmo se não se candidatar, pode responder pelas ações que não são permitidas pela Justiça Eleitoral”, pontuou o Dyogo Crosara.
A chegada da Inteligência Artificial foi outro tema levantado, fator que será desafiador nas eleições deste ano. Isso porque, como afirma Crosara, “a velocidade da comunicação é muito maior que a velocidade do direito”, ou seja, será preciso pensar em novas formas imediatas de trazer à tona o que de fato é verdade diante de deepfakes, fakenews e etc.
Impulsionamentos de postagens em redes sociais, candidaturas falsas, participação feminina e pesquisas eleitorais também estiveram entre os assuntos debatidos, que abriu ainda possibilidade para perguntas do público presente.
“A mensagem que eu deixo é que seja um processo eleitoral leve. Não está na hora de ambiente conturbado. Vamos discutir sobre Goiânia, vamos discutir os municípios”, enfatizou o advogado Dyogo Crosara.
Confira aqui o workshop completo