O dever do proprietário de notificar o arrendatário nos contratos de arrendamento rural
10 fev 2023
Goiânia, GO
Setor Oeste
Com instalação gratuita em qualquer smartphone, o eleitor tem acesso direto à Justiça Eleitoral. Apuração ficará a cargo do MPE
Chamado de Pardal, o aplicativo da Justiça Eleitoral permite que qualquer pessoa possa denunciar possíveis irregularidades durante a campanha eleitoral. Por ora, o canal disponibiliza relato de supostos casos de propaganda eleitoral antecipada e de outros ilícitos eleitorais que demandam atuação da Promotoria ou da Procuradoria Eleitoral em cada localidade. Mas, a partir do dia 16 de agosto, quando as campanhas começam de fato, com as candidaturas já oficializadas, o aplicativo estará habilitado para o recebimento de denúncias.
Isso significa que compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; uso indevido dos meios de comunicação social, além da propaganda irregular poderão ser cadastradas no Pardal e distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. A apuração ficará a cargo do Ministério Público Eleitoral. O objetivo é manter uma maior transparência e lisura do pleito.
Para fazer as denúncias, o usuário não poderá usar o anonimato, precisa apresentar o nome, CPF, e os elementos que indiquem a existência do fato (vídeos, fotos ou áudios), tendo resguardados o sigilo de suas informações pessoais. No entanto, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis.
Saiba mais em TSE