O dever do proprietário de notificar o arrendatário nos contratos de arrendamento rural
10 fev 2023
Goiânia, GO
Setor Oeste
Participação feminina é de apenas 33,5% e maioria dos indeferimentos estão relacionados a situações de elegibilidade
Este ano, as eleições municipais 2020 contarão com 60,4 mil candidatos a mais do que no pleito de 2016. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que recebeu 557.342 registros de candidaturas a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Do total, 528.421 foram aceitas pela Justiça Eleitoral.
Foram 17,2 mil candidatos barrados. Grande parte dos indeferimentos estão relacionados com as condições de elegibilidade; a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos; o alistamento eleitoral; o domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer; a filiação partidária e idade mínima para o cargo pretendido.
Outras 2,3 mil candidaturas foram cassadas pela Lei da Ficha Limpa; e mais 2,4 mil tiveram o partido ou a coligação partidária invalidada; 74 não puderam fazer o registro por terem sido condenados por abuso de poder e 27 por gasto ilícito de recursos.
Os números revelam também apenas 33,5% de participação feminina. Mais de 66% dos candidatos são homens, a maioria com 40 anos de idade e com ensino médio completo. 15 deles declararam ser analfabetos.
A votação do primeiro turno acontece no domingo, 15. Nas cidades onde houver segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.
Saiba mais em TSE