(62) 3920-9900

(62) 3093-3646 - (62) 99335-6488

[email protected]

Goiânia, GO

Setor Oeste

Prazo para registro de candidatura termina no sábado, dia 26

Prazo para registro de candidatura termina no sábado, dia 26

23 set 2020

No dia seguinte, domingo, 27, candidatos já podem começar a propaganda partidária eleitoral

Na última semana de setembro, os candidatos às eleições municipais deste ano têm duas datas importantes. No sábado, 26, é o último dia para partidos e coligações solicitarem o registro de candidatos à Justiça Eleitoral. A partir deste dia também, os prazos processuais relacionados às Eleições 2020 não serão suspensos aos sábados, domingos e feriados. No dia seguinte, domingo, 27, tem início a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

O prazo para registro de candidaturas começou no dia 17 de setembro. De acordo com a Constituição Federal, aqueles que almejam os cargos eletivos deste ano precisam ser brasileiros, ter pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, filiação partidária e idade mínima fixada para o cargo eletivo almejado.

Além disso, segundo a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.609/2019, o candidato não pode estar impedido por qualquer causa de inelegibilidade prevista em lei.

Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações aos respectivos juízes eleitorais. O pedido será elaborado no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), disponível nas páginas eletrônicas dos tribunais eleitorais.

Propaganda eleitoral

A partir de domingo, 27, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador podem iniciar a campanha partidária eleitoral, inclusive na internet. Com isso, o pedido de voto passa a poder ser realizado de forma explícita ao eleitor. Neste período estão liberados também distribuição de materiais gráficos, carreatas e caminhadas, acompanhadas ou não de carro de som, por exemplo, até 14 de novembro.

Já no dia 9 de outubro, começa o período de propaganda obrigatória eleitoral no rádio e na televisão, seguindo até 12 de novembro, para o primeiro turno; e até o 27 de novembro, para o segundo turno. As eleições municipais deste ano serão realizadas nos dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno respectivamente).