A competência do foro em ações contra o Estado
10 jul 2020
Goiânia, GO
Setor Oeste
O Brasil enfrenta atualmente a pandemia do novo coronavírus, que causa severo impacto sobre as relações sociais, sejam elas familiares ou econômicas.
Nesse contexto, governos municipais, estaduais e federal criaram medidas para conter aglomerações de pessoas e reforçar os serviços de saúde para atender os doentes.
Diversos atos administrativos suspenderam as aulas nas escolas públicas e particulares. Shoppings, museus e bibliotecas foram fechados em diversas cidades. Várias empresas fecharam fábricas e suspenderam suas produções.
Nessa situação calamitosa, é importante ressaltar que os valores pagos a título de pensão alimentícia são fixados, considerando a proporcionalidade entre a necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante de arcar com o referido valor.
Assim, medidas como o fechamento de empresas podem afetar diretamente a capacidade daqueles que pagam pensão alimentícia de continuarem pagando os valores já fixados.
Além disso, o valor necessitado pelo alimentando também pode se encontrar reduzido, em virtude do isolamento social vigente.
Medidas cabíveis
Fundamentos jurídicos