(62) 3920-9900

(62) 3093-3646 - (62) 99335-6488

[email protected]

Goiânia, GO

Setor Oeste

Eleitores podem regularizar título pela internet durante período de pandemia

Eleitores podem regularizar título pela internet durante período de pandemia

29 abr 2020

Seguindo calendário, prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral termina no dia 6 de maio

Para poder exercer seu direito ao voto é preciso estar com o título de eleitor regularizado na Justiça Eleitoral. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus e em apoio ao isolamento social, os serviços presenciais nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) foram suspensos, mas a regularização pode ser feita de forma remota, pela internet. Por isso, os eleitores precisam ficar atentos já que o prazo para normalizar a situação termina no dia 6 de maio, conforme previsto no calendário eleitoral.

O serviço pode ser realizado pelo sistema Título Net no site do TRE de cada estado. No mesmo espaço, ainda é possível realizar operações no Cadastro Nacional de Eleitores relativos a alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral (nos casos justificados em razão da melhoria da mobilidade do eleitor) e revisão para regularização de inscrição cancelada.

Outras medidas

A pandemia da Covid-19 também motivou o TSE a liberar cerca de 2,5 milhões de eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico obrigatório, para votar este ano. A medida atinge 17 estados brasileiros (AC, AM, BA, CE, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, SC, SP e RO).

No entanto, as inscrições reabilitadas para o voto voltarão a figurar como canceladas no cadastro eleitoral após as Eleições 2020, sendo necessário regularizar a situação em seguida ao pleito.

Plantão Justiça Eleitoral

O regime de plantão extraordinário estabelecido pelo TSE no último dia 20 de março, por meio da Resolução nº 23.615/2020, foi prorrogado por tempo indeterminado pela Portaria nº 265. Com isso, além do atendimento presencial, estão suspensas também a coleta biométrica e os prazos processuais por meios físicos. No entanto, os processos em todos os graus de jurisdição da Justiça Eleitoral que tramitam de forma eletrônica terão os prazos retomados a partir de 4 de maio, sendo vedados os atos presenciais.

Saiba mais em TSE.